Aquisição Geofísica

Home / Levantamento de dados geofísicos / Aquisição Geofísica

 

A PETREC é uma empresa especializada em aquisição e processamento de dados geofísicos. Contamos com profissionais qualificados e com vasta experiência em aquisição em interpretação integrada de métodos sísmicos e não sísmicos. Nosso diferencial está na inovação dos métodos e processos de levantamento de dados, além da utilização de softwares desenvolvido In-House especificamente para o aumento da qualidade e resolução de cada método.

A integração dos métodos potenciais e elétricos com o dado sísmico visa uma maior confiabilidade nas interpretações da bacia e uma REDUÇÃO DOS RISCOS exploratórios associados às principais feições estruturais, principalmente aos relacionados à má qualidade ou ausência de dados sísmicos.

A PETREC desenvolveu uma nova metodologia para a aquisição de MT, que conta com um arranjo diferenciado de eletrodos, de forma a reduzir o ruído e aumentar a resolução espacial do dado. O processamento integrado do MT e do dado sísmico permite, a partir de dados de poço, intercambiar grandezas como resistividade e velocidade, fornecendo um novo approach para a interpretação geológica. Além disso, nossos serviços contemplam os métodos:

    • Gammaespectometria;
    • Gravimetria;
    • Magnetometria;
    • Magnetotelúrico;
    • Geoquímica;
    • TDEM;
    • Reprocessamento e Interpretação sísmica;

Nosso Diferencial

Oferecemos condições comerciais especiais para a contratação de pacotes de serviços e para o atendimento do PEM.


Métodos | Aquisição de dados Geofísico


Gamaespectrométricos

O gamaespectrômetro detecta as radiações gama e transforma as energias eletromagnéticas, ora detectadas, em pulsos elétricos de amplitudes proporcionas as energias incidentes. As energias transportadas pelos fótons gama originados dos elementos radioativos, são convertidos em pulsos elétricos.

Um conjunto de canais de energia, correspondendo a foto-picos de raios gama, é escolhido para melhor discriminação dos radioelementos de interesse. As energias dos raios gama emissores do U, do K e do Th atingem 2625 KeV e acima de 3 MeV são denominados de raios cósmicos (Gomes, 2003).


Gravimetria

A gravimetria detecta variações de densidade na subsuperfície através da medição de variações locais na gravidade terrestre. Essas variações têm origem em diversas causas: a rotação e o achatamento da Terra, efeitos da Lua e do Sol, variações de altitude entre os pontos de medida, efeitos da estrutura da crosta e manto superior, etc. Os levantamentos gravimétricos podem ser usados tanto para detecção de anomalias rasas quanto para anomalias profundas. O uso criterioso da gravimetria, combinado com informações geológicas, permite localizar, identificar e avaliar o potencial econômico de jazidas de minérios diversos, carvão, petróleo, sal, matéria primária para indústria cerâmica e construção, etc.

A importância da determinação da gravidade pode ser evidenciada em vários aspectos como:
  • Cálculos das anomalias da gravidade, com as quais é possível determinar as componentes do desvio da vertical e da altura geoidal;
  • O módulo da gravidade é de fundamental importância juntamente com o nivelamento geométrico na determinação de altitudes com significado físico como a normal e “ortométrica”;
  • Auxílio na prospecção mineral, modelagem geofísica e estrutura da Terra.

Magnetometria

A Magnetometria é um método geofísico que mede a influência da  susceptibilidade magnética das rochas em sub superfície no campo magnético da terra.

Aplicações:

  • Detecta anomalias magnéticas no campo terrestre;
  • Grande usabilidade na prospecção mineral;
  • Prospecção direta de minerais magnéticos (água subterrânea e em fraturas, espessura de sedimentos, obras de engenharia entre outros);
  • Muito aplicada na exploração de petróleo.

Magnetotelúricos

É um método eletromagnético no domínio da frequência, que estima a condutividade elétrica em sub superfície, a partir de medidas das variações no tempo dos campos magnético e elétrico naturais na superfície terrestre.

Aplicações:

  • Método não invasivo, capaz de investigar de metros a quilômetros de profundidade;
  • Equipamento leve e portátil
  • Não provoca danos ambientais;
  • Grande profundidade de penetração;
  • Obtém informações em áreas onde o sinal sísmico é pobre;
  • Resolução superior a grav/mag;
  • Técnicas de interpretação rápidas e bem desenvolvidas;
  • Medidas podem ser feitas em praticamente qualquer lugar.

Geoquímica de Superfície

A premissa básica para a utilização do método da prospecção geoquímica de superfície é que os hidrocarbonetos podem migrar a partir de reservatórios profundos até a superfície, por onde se dispersam, contaminando o solo. Em alguns casos, a migração se dá em fase contínua, através de camadas sedimentares, falhas e/ou fraturas, dando origem a exsudações visíveis a olho nu. Na maioria dos casos, entretanto, a migração dos hidrocarbonetos mais leves se dá por meio dos processos de difusão e efusão, dando a origem a micro-exsudações, imperceptíveis a olho nu, porém detectáveis por meio de métodos analíticos de alta sensibilidade e resolução.


TDEM

Assim como na sondagem elétrica vertical, o método Método Transiente Eletromagnético no Domínio do Tempo (TDEM), também é usado para se obter a variação da resistividade elétrica em função da profundidade. Entretanto, a maneira de se obter esse parâmetro é diferente, pois, o TDEM mede o decaimento do campo magnético secundário com o tempo.


Reprocessamento e Interpretação Integrada

Além das técnicas de aquisição de dados geofísicos, a PETREC possui uma equipe qualificada para processamento sísmico e interpretação integrada.  Ao longo dos anos nossa equipe desenvolveu uma série de atributos sísmicos que tem  objetivos diversos, tais como, aumento de banda de frequência, coerência, energia RMS, pseudo impedância, decomposição espectral, dentre outros. Essas etapas auxiliam a interpretação geológica e a integração com outros método.